The Road Not Taken - A Estrada Não Percorrida

The Road Not Taken (Robert Frost - 1920)
Two roads diverged in a yellow wood, And sorry I could not travel both And be one traveler, long I stood And looked down one as far as I could To where it bent in the undergrowth;
Then took the other, as just as fair, And having perhaps the better claim, Because it was grassy and wanted wear; Though as for that the passing there Had worn them really about the same,
And both that morning equally lay In leaves no step had trodden black. Oh, I kept the first for another day! Yet knowing how way leads on to way, I doubted if I should ever come back.
I shall be telling this with a sigh Somewhere ages and ages hence: Two roads diverged in a wood, and I— I took the one less traveled by, And that has made all the difference.
(Tradução livre - Tiago Lacerda - 2017)
A Estrada não percorrida...
Em um bosque no Outono, duas estradas divergiam, E lamentando não poder seguir por ambas E sendo apenas um peregrino, estacionei por muito tempo E olhei para uma delas o tão longe quanto pude Até onde se perdia, mata a dentro...
Então tomei a outra, como sendo mais merecedora, E tendo talvez melhor clamor Pois era gramada e queria ser pisada; Ainda que poucos passos ousassem passar por ela, ou se desgastassem realmente por ali.
E ambas nesta manhã, igualmente permaneceram, Em folhas que nenhum passo obscureceu. Oh, eu deixei o primeiro para outro dia ! Sabendo como o caminho leva AO CAMINHO, e duvidando jamais poder retroceder...
Um dia, eu contarei isso suspirando... Em algum lugar, daqui a muito, muito tempo: Duas Estradas divergiam em um bosque, e Eu - Eu escolhi a menos percorrida,,,, E isso fez toda a diferença. _______________
Obs, de todas as minhas releituras sobre Robert Frost, e de todas as traduções que já vi,, eu prefiro a minha visão pessoal e interpretativa sobre este poema... não sou um tradutor oficial, nem um exímio conhecedor do idioma Inglês... mas para mim, esta é a tradução emocional que Frost impregnou em seu poema... espero que gostem. (Tiago Lacerda em 05/10/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas